Procurador-Geral do MPC-PI realiza mediação em painel sobre Transformação Digital

Na manhã desta terça-feira, 22, o Procurador Geral do Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI), Márcio André Vasconcelos, mediou o painel “Transformação Digital”, que teve como palestrante convidado o Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Fortaleza (CE), João Marcos Maia. A palestra abriu as atividades do segundo dia da Conferência “Diálogos com o Futuro”, evento que está marcando o aniversário de 124 anos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).

Márcio Vasconcelos ressaltou a importância do TCE-PI ter trazido essa discussão sobre transformação digital para sua comemoração de aniversário. “A transformação tecnológica já acontece há anos no mercado coorporativo e a administração pública só mais recentemente tem se alertado sobre isso. Hoje em dia se modernizar não é uma questão de tendência, é uma questão de sobrevivência das instituições para atender os anseios da população”, afirmou o Procurador.

João Marcos Maia foi enfático em sua fala: “É preciso rever o modelo de gestão pública”. Partindo da vasta experiência que possui com a administração pública no Ceará, o Secretário apresentou várias modernidades que estão sendo implantadas na cidade de Fortaleza sob sua gestão, aconselhando aos presentes que, a partir daqueles relatos, pensassem em formas de como poderiam melhorar suas gestões em seus respectivos órgãos.

A modernização no setor público, segundo o Secretário, é uma forma de facilitar o acesso da população aos serviços do Estado, oferendo praticidade, agilidade e excelência para as pessoas, além de primar pela economicidade. “O uso de novas tecnologias no setor público podem reduzir rotinas no ciclo burocrático, o que justamente melhora os serviços para os usuários”, afirma João Marcos.

Dentre os pontos apresentados pelo Secretário para melhorar essa modernização estão: a automação de fluxos, análise de dados, login único e autenticação, interoperabilidade de dados, feedback e melhoria. Para exemplificar esses pontos o Secretário citou um programa municipal desenvolvido em Fortaleza (CE) que está sendo desenvolvido e promete integrar todos os serviços públicos da cidade, contando com a assistente virtual “Marissol”, que auxiliará a população a utilizar o aplicativo, inclusive em diversas línguas para além do português, o que contemplará os diversos turistas que andam pela capital cearense.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Contas do Piauí.

Ascom| MPC-PI
Telefone: (86) 3215.3876
E-mail: comunicacao@mpc.pi.gov.br
Redes sociais: @mpcpiaui

Este conteúdo é restrito a membros do MPC/PI. Se você é um usuário existente, faça o login.

Login de Usuários